13 | 07 | 20

Tobal Coils, conheça as suas resistências feitas à mão e a si próprio.

Sem categoria

Olá a todos. O meu nome é Pablo Tobal, mas podem chamar-me Tobal, eles fazem-no assim na escola. Comecei a modelar em 2013, quando as ruas estavam cheias de pequenas lojas que vendiam pilhas Ego com claromizadores, que tinham de ter o seu módulo de resistência substituído dia sim, dia não.

Estive com estes dispositivos durante 6 meses, até desistir deles, por causa do seu mau funcionamento, e voltei a fumar. Nunca fumei excessivamente, entre 8 e 12 cigarros por dia, mas depois de tantos anos a fumar, o meu corpo pedia-me para parar.

Foi em Março de 2016 que decidi falar com o meu amigo Alchelios. Ele tinha estado livre de fumo durante dois anos e eu pensei que se ele o pudesse fazer, eu também o poderia fazer. Um dia passei por sua casa e ele disse-me tudo o que eu precisava de saber para que eu nunca mais tivesse de acender um cigarro.

O meu primeiro “gadget” foi um Joyetech eVic VTC Mini. Vinha com um claromizador que não me lembro do nome, mas tinha um módulo reparável, que se podia comprar separadamente, para colocar as suas próprias resistências. Lembro-me que era muito difícil montá-lo, devido ao seu pequeno tamanho, mas ser capaz de o reparar sozinho não tinha preço. Pouco depois, comprei o meu primeiro tanque reparável, o Zphyrus V2, seguido do meu primeiro rda, o Nixon.

Desde então, procurava cada vez mais sabor, até que , no final de 2016, comecei a fazer as minhas primeiras resistências feitas à mão com mais de um fio. Comecei a fazer clapton de arame torcido e único, e pouco depois fiz o meu primeiro clapton fundido.

RESISTÊNCIAS FEITAS À MÃO DE BOBINAS DE TOBALO
RESISTÊNCIAS FEITAS À MÃO DE BOBINAS DE TOBALO

Fiz vários modelos de clapton, com 2 a 4 fios no núcleo, para que pudesse vestir todos os meus atos. Dei-os de presente aos meus amigos e todos eles ficaram muito contentes com o meu trabalho e insistiram que os colocasse à venda.

Em Maio de 2017 coloquei à venda 4 modelos de clapton, entre eles o Sagres (clapton fundido) mais vendido, que ainda guardo no catálogo, e quais eram então as minhas bobinas favoritas, o Zorrera, um clapton de 4 núcleos que se destacava pelo seu grande sabor.

A gama foi completada pelos pequenos Mini Sagres, para pequenos tanques, e o enorme Manguero, para a besta. Tinha uma gama bastante completa que podia cobrir quase todas as necessidades do momento, quando se tratava de moldagem em mods electrónicos. Mas eu ainda estava à procura de mais sabor e queria tornar as resistências adequadas para os mods mecânicos.

Mergulhei-me em vídeos, conhecimento de materiais, comprei o meu primeiro tubo mecânico e, após muitas horas de trabalho e muito puxar os fios, arranjei dois modelos para a mecânica. Um desses modelos é um tricore alienígena, o Erizo, actualmente o meu preferido e o meu resistor mais vendido. O Erizo tem um sopro muito agradável, o seu vapor é quente e o sabor é o que mais se destaca. Os seus 0,14ohm tornam-na muito segura em mecânica e adequada para a electrónica.Tem muito pouca massa e inflama-se muito facilmente.

Mas o mundo do vaping está a evoluir muito rapidamente. Todas as semanas saem atomizadores diferentes e pode usar a mesma resistência de sempre ou procurar o mais adequado. É a isso que me dedico, a encontrar a resistência mais adequada para cada atomizador. Isto levou-me a ter 20 modelos diferentes de bobinas no meu catálogo e não posso remover nenhum deles, porque os clientes continuam a pedir-me Sagres ou o mais recente dos meus modelos.

Hoje pode encontrar no meu catálogo desde o enorme Tonel (extraterrestre de 5 núcleos), até ao minúsculo Porco Espinho MTL (para atomizadores buco-pulmonares).

Neste momento trabalho com várias marcas de fios, porque estou ciente de que nem todos querem ou podem comprar uma resistência cara, por isso trabalho com preços de 8 a 20 euros por par de resistências. A gama de nível de entrada é feita com Crazy Wire, um fio europeu que tem uma relação qualidade/preço muito boa. Na gama Premium que utilizo, na sua maioria, fio GM Fio GM O arame GM é arame torcido re-etiqueta, que é vendido pela empresa canadiana GM Coils a um preço ligeiramente inferior ao do arame torcido Messes.

Como o arame GM não tem todos os tamanhos de arame, utilizo arame Kidney Puncher, um arame americano de muito boa qualidade. Também faço resistências Twisted Messes a pedido, até trouxe à tona uma gama com dois modelos feitos deste fio.

A maioria das minhas resistências são feitas de nichrome 80, mas em algumas utilizo núcleo de aço 316L. Tenho dois clientes para quem faço resistências totalmente em aço, porque têm uma intolerância ao níquel. É importante para mim adaptar o meu trabalho a todas as necessidades e particularidades dos meus clientes e terei todo o prazer em procurar a resistência, em plena SS, que melhor se adapte ao seu atomizador e ao seu estilo de vaping.

Se quiser comprar elementos de aquecimento Tobal Coils feitos à mão ao melhor preço, pode fazê-lo a partir de VaporPlanet, ao melhor preço e com o melhor serviço.

Relatório da Revista VapingDoctor